(47) 99738-5800 contato@marilialinne.com.br

Melasma

O que é Melasma?

O melasma é uma condição da pele que se caracteriza pela presença de manchas em tons acastanhados no rosto, nas bochechas, na testa, no nariz, no queixo e na parte superior do lábio. Essas manchas são mais comuns em mulheres e em pessoas com tons de pele mais escuros.

Tipos de Melasma

Existem três tipos principais de melasma:

Melasma Epidérmico: o tipo mais comum de melasma, que afeta a camada superior da pele, chamada epiderme.

Melasma Dérmico: menos comum que o tipo epidérmico, afeta a camada inferior da pele, chamada derme.

Melasma Misto: uma combinação de melasma epidérmico e dérmico.

Causas do Melasma

As causas do melasma não são completamente conhecidas, mas os fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da condição incluem:

Exposição solar: A radiação UV é um dos principais fatores desencadeantes do melasma. A luz visível também pode causar melasma.

Alterações hormonais: O melasma pode ocorrer durante a gravidez, devido às alterações hormonais, bem como em mulheres que usam anticoncepcionais hormonais ou que realizam a terapia de reposição hormonal.

O Melasma Tem Cura?

Embora não tenha cura, é possível tratar e controlar o Melasma.

Tratamentos para Melasma

Existem muitos tratamentos disponíveis para o melasma, incluindo cremes tópicos, peelings químicos e tratamentos a laser. A escolha do tratamento dependerá do tipo e da gravidade do melasma.

Os tratamentos tópicos incluem cremes com ingredientes despigmentantes, como hidroquinona, ácido azelaico, ácido kójico e ácido retinóico. Os peelings químicos podem ser usados para remover a camada superior da pele, enquanto os tratamentos a laser podem ajudar a remover as células pigmentadas.

Prevenção do Melasma

A melhor maneira de prevenir o melasma é proteger a pele dos raios UV e da luz visível. É importante que o protetor solar tenha fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30, que seja aplicado em quantidade suficiente e reaplicado de 3 em 3 horas.

Uma das formas mais indicadas de uso do protetor solar é passar uma camada sem cor e na sequência uma outra camada com cor.

Os cuidados podem ser reforçados através do uso de chapéus, bonés e roupas que contenham tecido com proteção UV.

Não basta proteger apenas o rosto, os cuidados devem ser estendidos ao corpo todo.

Melasma na gestação

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por várias mudanças hormonais que podem desencadear o melasma. Isso ocorre porque os hormônios femininos, como o estrogênio e a progesterona, estimulam a produção de melanina na pele.

O melasma na gravidez é conhecido como cloasma gravídico ou “máscara da gravidez e geralmente aparece no segundo ou terceiro trimestre da gravidez, podendo desaparecer após o parto. No entanto, em alguns casos, as manchas podem persistir por meses ou anos após o nascimento do bebê.

Embora o melasma na gestação possa ser frustrante e afetar a autoestima da mulher, é importante lembrar que essa condição é comum e não representa uma ameaça à saúde da mãe ou do bebê. No entanto, é indicado consultar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e discutir as opções de tratamento disponíveis.

Tratamentos para o melasma na gestação devem ser cuidadosamente avaliados, já que muitos medicamentos e tratamentos não são seguros para o feto.

Além do tratamento, é importante que as mulheres grávidas adotem medidas para prevenir o melasma. Isso pode ser feito protegendo a pele dos raios UV do sol, usando protetor solar com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 e evitando a exposição solar direta, principalmente durante o horário de pico.

Dra Marília Linné Netto

Sou Médica Dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Cirurgia Dermatológica. Participo frequentemente de congressos e simpósios nacionais e internacionais.